1. Documentos da Empresa
- CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) da empresa, atualizado.
- Inscrição Estadual (se aplicável, para empresas que realizam comércio de mercadorias ou serviços sujeitas ao ICMS).
- Inscrição Municipal (para empresas prestadoras de serviços, conforme exigido pela Prefeitura).
- Contrato Social ou Alteração Contratual (comprovando a constituição ou alteração da empresa, registrado na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas).
- Comprovante de Endereço (recente e atualizado, como contas de água, luz, telefone, etc.).
- Certidão de Regularidade Fiscal (da Receita Federal, INSS, Fazenda Estadual e/ou Municipal, dependendo da licitação e do município).
- Certificado de Regularidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
- Certidão de Distribuição de Débitos Trabalhistas (para comprovar que a empresa não possui pendências trabalhistas).
- Certidão Negativa de Débitos (CND) para comprovar que a empresa está em dia com suas obrigações tributárias e fiscais.
2. Documentos Pessoais dos Responsáveis pela Empresa
- CPF dos sócios ou do responsável legal pela empresa.
- Documento de Identidade (RG ou outro documento oficial com foto) do responsável legal.
- Procuração (caso o responsável pela empresa não seja o signatário diretamente, deve apresentar procuração específica, com firma reconhecida, autorizando a participação na licitação).
3. Documentação Jurídica e Fiscal
- Certidão de Falência ou Recuperação Judicial (em alguns casos, as empresas devem apresentar a certidão negativa de falência ou a certidão que comprove que não estão em recuperação judicial).
- Certidão de Protesto de Títulos (em algumas licitações, pode ser solicitada uma certidão atualizada que comprove que a empresa não possui protestos de títulos).
4. Comprovação de Regularidade Trabalhista
- Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT): Documento que comprova a regularidade da empresa com suas obrigações trabalhistas. Essa certidão é exigida em algumas licitações.
5. Documentos de Habilitação Técnica
- Declaração de Qualificação Técnica (informando a experiência da empresa e comprovação de capacidade técnica, com informações sobre contratos anteriores ou atestados de fornecimento de produtos/serviços similares ao objeto da licitação).
- Atestados de Capacidade Técnica (fornecidos por empresas ou entidades que atestam que a empresa já executou serviços ou forneceu produtos semelhantes aos exigidos no edital).
6. Propostas Comerciais e Documentos Específicos do Edital
- Proposta de Preço (deve estar de acordo com as exigências do edital, informando os preços, condições de pagamento, prazos e especificações técnicas).
- Planilha de Custos (para licitações de obras ou serviços, pode ser necessário apresentar uma planilha detalhada com todos os custos envolvidos na execução do contrato).
- Declaração de Cumprimento das Condições de Habilitação (onde a empresa declara que preenche todas as condições exigidas pelo edital para habilitação).
7. Garantias e Cauções (quando aplicável)
- Garantia de Proposta (em algumas licitações, é exigido o pagamento de uma garantia para a proposta, geralmente por meio de caução, fiança bancária ou seguro-garantia).
- Garantia de Execução do Contrato (quando o contrato for firmado, pode ser exigido um valor de garantia de execução, que pode ser uma caução em dinheiro ou outra forma definida no edital).
8. Documentação Complementar
- Declaração de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (se a empresa se enquadrar nesse tipo de categoria, deve apresentar declaração própria conforme as condições estabelecidas no edital).
- Certificado de Iso 9001 ou similar (em alguns casos, especialmente em grandes licitações, pode ser exigido um certificado de qualidade, como ISO 9001 ou outro relacionado à qualidade ou segurança).
9. Certificados e Licenças Específicas (quando aplicável)
- Licenças específicas para a execução do objeto da licitação, caso a empresa precise de licenças sanitárias, ambientais ou de segurança (como no caso de alimentos, medicamentos, construção civil, etc.).
- Registros em órgãos competentes (se o objeto da licitação exigir um registro específico, como no caso de atividades regulamentadas, como engenharia, saúde, etc.).
10. Outros Documentos Específicos
- Declaração de Inexistência de Fato Superveniente (onde a empresa declara que não há nenhum fato novo que a desqualifique para a participação na licitação, como mudança de situação fiscal ou jurídica).
- Declaração de Regularidade com o Trabalhador Rural (para algumas licitações no setor agrícola, pode ser exigido que a empresa comprove que não tem pendências trabalhistas rurais).
- Comprovante de Atuação em Conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (para licitações de grande porte ou contratos públicos que envolvem recursos públicos significativos).